FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


quarta-feira, 14 de março de 2012


Dia da Saúde e Nutrição



No dia 31 de março, celebra-se o Dia da Saúde e Nutrição. É uma data oportuna para pensarmos na nossa própria saúde, fazer os exames de rotina periodicamente, revermos nossa alimentação e nosso estilo de vida. Sabemos que na correria do mundo atual, o estresse diário, combinado ao sedentarismo e a uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras pode contribuir para que o organismo adoeça. Por isso, nesse dia especial, é importante refletirmos as nossas atitudes, sobretudo em relação à alimentação do nosso dia-a-dia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, ainda existem países que sofrem com a fome e a desnutrição, mas o aumento da demanda de oferta de alimentos, nas últimas décadas, tem favorecido o incremento de doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer.

As evidências científicas indicam que a alimentação é o segundo fator de influência na prevenção do câncer, sendo ao mesmo tempo responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento. Esses países concentram mais da metade das ocorrências de todos os casos de câncer no mundo. Através de mudanças na alimentação, 30% a 40% dos casos de câncer no mundo poderiam ser prevenidos.

Quais os alimentos que devem ser evitados ou ingeridos com moderação?
 
1. Alimentos ricos em gorduras (como carnes vermelhas), frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados (como manteiga), bacon, presunto etc.  
2. Alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos: conservas em geral (picles, salsichas e alguns tipos de enlatados); defumados e churrascos; alimentos preservados em sal (como carne-de-sol, charque e peixes salgados).

    Quais alimentos fazem bem à saúde?

    Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são alimentos ricos em nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os fatores cancerígenos antes que eles prejudiquem as células, além de bloquearem ou reverterem os estágios iniciais do câncer.
    Quem é saudável, não só vive mais,
    como vive melhor, tem mais ânimo e gosto em viver.
    Fonte:
    1. American Cancer Society. American Cancer Society guidelines on diet and cancer prevention. Atlanta: ACS; 1997.
    2. WCRF/ American Institute for Cancer Research. Food, nutrition and prevention of cancer: global perspective. Washington; 1997.
    3. World Health Organization. Cancer: diet and physical activity's impact. Global strategy on diet, physical activity and health: information sheet on cancer.
    Geneva:WHO; 2003.
    4. IBGE

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário