FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


segunda-feira, 12 de março de 2012

21 deMarço

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Por Rodrigo Nogueira
Era 1960 e a África do Sul vivia o apartheid – regime de segregação racial adotado pelo Partido Nacional (entre 1948 e 1994),  em sucessivos mandatos, no qual os direitos dos negros (maioria dos habitantes daquele país) foram cerceados por governos formados pela minoria branca.
No dia 21 de março daquele ano, na capital do país, Joanesburgo, mais de 20 mil negros se reuniram, no bairro de Shaperville, para protestar contra a lei do passe restrito, que os obrigava a portar cartões de identificação. Nesses cartões, estavam listados os locais públicos onde era permitida sua circulação. Apesar de pacífica, a manifestação acabou em tragédia. A polícia do apartheid abriu fogo contra os manifestantes desarmados. Resultado: 69 mortos e 186 feridos, no que ficou conhecido como o Massacre de Shaperville.
Dia Internacional - Em memória às vítimas, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu esta data - 21 de março - como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Para quem ainda tem dúvidas sobre o tema, segue o Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial: "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública."
O racismo muitas vezes aparece disfarçado – na escola, no ambiente de trabalho, no comércio, em locais públicos. Por isso, é bom estar atento para não promover, compactuar ou cometer qualquer ato de discriminação. Além de crime, essa é uma das violências mais absurdas que um ser humano pode cometer contra a dignidade do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário