FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

VELHO OU IDOSO?


A população mundial está sendo composta por gente chegando à velhice com tamanha força de vida que, pela primeira vez na história, o número de idosos vai ultrapassar o de crianças (indivíduos considerados até 14 anos) registrando-se pessoas com mais de 60 anos chegando a dois bilhões até 2040. Conforme estudos da ONU, também constatamos previsões interessantes quando diz que desde 1950 a expectativa de vida no planeta aumentou 30 anos. A população mais velha está ficando ela própria mais velha, e os mais velhos entre os mais velhos – o grupo de 80 anos – são aqueles cujo número mais cresce, perfazendo hoje 12% dos acima de 60 anos, projetando então que por volta de 2050, 21% dos velhos terão 80 anos ou mais, e o número de centenários irá crescer acentuadamente, passando dos aproximadamente 320 mil de hoje para cerca de 3,2 milhões... Acredito com boa margem de segurança que o resultado do censo ora em curso desenvolvido pelo governo brasileiro, vai nos mostrar realidades intrigantes.

Posso parecer um sentimental fora de época, mas continuo convicto ser o sentimento dentro de nosso coração que faz a distinção entre VELHO e IDOSO. Embora muitos insensíveis vejam essas duas palavras, como sinônimos. Para mim IDOSO é aquele ser humano que chegou a determinada idade, e, embora com capacidade para produzir, a Lei e as boas famílias lhe asseguram um descanso alegre, com liberdade e muito amor. VELHO é aquele ser humano que chegou à determinada idade e, embora lúcido, capaz de ainda produzir, é jogado entre quatro paredes pelos filhos, que só conseguem encontrar defeitos naquele que é exemplo de experiência e amor; IDOSO é aquele que é encontrado nos principais locais da cidade, alegre, vendendo saúde, com muita vontade de viver mais e mais!
VELHO muitas vezes ocupa uma residência de luxo, finamente decorada, mas gelada, igual ao sangue que corre nas veias de seus “algozes”. IDOSO participa das reuniões familiares, fala muito, conta histórias, dá conselhos e é amado por todos que tentam cada vez mais estarem ao lado da pessoa tão preparada pela vida. VELHO está à margem do que acontece num lar, sendo encontrado ao lado de um fogão, ou mesmo confinado num quarto, enquanto ali acontecem grandes reuniões.
IDOSO tem vontade de votar, embora a Lei faculte o direito de não mais necessitar exercer este dever cívico. VELHO é quem está louco para que a vida termine, nem sabe o que se passa pelo Brasil ou pelo mundo, usufruindo quando muito a companhia de um rádio ou uma televisão...
Adelindo Kfoury

Nenhum comentário:

Postar um comentário