FINALIDADE DAS ATIVIDADES
- Possibilitar ao professor oportunidades para subsidiar trabalhos mais criativos, menos cansativos, com conteúdos simples e acessíveis.
- Utilizar o jornal como material didático na resolução de atividades.
- Incentivar professores e alunos a leram jornais com mais atenção e intenção naquilo que buscam (objetivos definidos).
- Valorizar um material de alto acesso, simples e com riquezas interdisciplinares.
- Mostrar o poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar, transformar, resumir, interpretar.
- Desenvolver o lúdico, onde é possível trabalhar com o novo, usando a metodologia do prazer.
- Resgatar a auto–estima do aluno.
- Utilizar textos pequenos e agradáveis para despertar o gosto pela leitura e pela escrita.
- Incentivar professores e alunos a buscarem novas dinâmicas de acordo com as atividades propostas.
- Estimular professores na adaptação das atividades (se ele é do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio) a escolha é dele.
- Ler o jornal e verificar se nos textos existem palavras que o povo usa, se há presença de gírias, se existem palavras que são rebuscadas nos livros didáticos, técnicos, científicos e que sejam usadas em ocasiões formais.
- Identificar se o texto usa uma linguagem popular ou a linguagem culta.
- Verificar a presença no texto de frases que tenham o sentido denotativo e conotativo.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Pesquisar frases: históricas, filosóficas e religiosas conhecidas no Brasil e no mundo.
- Colocar o nome do autor e algumas informações sobre sua vida.
- Confeccionar um mural com frases de otimismo.
HORÓSCOPO DA AMIZADE
- Escolha a pessoa que você mais gosta da classe.
- Leia os signos do jornal.
- Veja qual o signo do seu amigo, trace o seu perfil (qualidades, sonhos, objetivos e realizações).
- Apresente o seu amigo na classe.
- Escolha os melhores signos (trabalhos).
- Elabore o "horóscopo da amizade".
- Expor na classe.
TRABALHANDO COM FOTOGRAFIAS – PAISAGENS
- Que emoção a foto desperta em você?
- Que recordações?
- Observe minuciosamente a cena retratada.
- Qual é o tema da foto?
- Desenvolva o tema.
- Selecione outras fotos de jornal que você tenha bastante interesse (praias, lagos, cidades, paisagens).
- Faça uma exposição das mais belas fotos.
MANCHETES
- Trabalhar os termos essenciais da oração: sujeito e predicado.
- Criar uma nova manchete.
- Classificar os tipos de sujeito.
- Classificar os tipos de predicado.
- Formar outras frases com recortes de jornal onde se identifiquem os tipos de predicado.
- Elaborar textos tendo como títulos as manchetes.
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