FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MAIS SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM TEXTOS


LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO 
Leitura e escrita são atividades que, desde quando o homem sentiu necessidade de ampliar suas formas de comunicação, andaram juntas. Não se concebe na atualidade, atividades de leitura e escrita de forma dissociada. Assim, para que o aluno seja um bom escritor é necessário que ele seja também um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar de forma coerente e critica, algo lido. Desta forma, além das atividades de produção de textos propriamente ditas, é importante que o professor tenha a preocupação de estar atento a quatro aspectos que o leitor atende quando lê: percepção da palavra, compreensão, reação e integração. Isto quer dizer que, ao ler, nossos alunos além de RECONHECER a palavra escrita devem COMPREENDER o que leu, isto é, ligar a palavra ao seu significado; REAGIR À LEITURA, o que significa gostar ou não do que leu, o que denota subjetividade; INTEGRAR, ou seja, relacionar o que leu com outras partes do texto e com as suas experiências anteriores sobre o assunto.
Isto ocorrendo vai favorecer o desempenho do aluno enquanto produtor de um texto.
Além das atividades de leitura, que envolvem situações de interpretação, desenvolvimento da linguagem oral (saber ouvir e falar), quando trabalhamos produção de texto com nossos alunos devemos estar atentos a alguns aspectos importantes para que eles sejam capazes de produzir textos originais, criativos, coesos, coerentes.
Dessa forma, para um bom desempenho do aluno em situações de leitura e produção de texto faz-se necessário promover o desenvolvimento da sua capacidade de criação, de observação, de reflexão,de discriminação, de participação, de cooperatividade, de decisão e de ação. Como sugestões para que isto ocorra apresentamos as seguintes atividades:

. PARA DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO:
- Narre, para seus alunos, o final de um filme e peça que eles imaginem o início.
- Selecione gravuras de uma história completa. Retire uma das cenas para os alunos
recomporem de outras maneiras a história apresentada
- Peça seus alunos para:
 observar o ambiente da sala de aula. Do ambiente ele deverá escolher um objeto (enfeites, materiais escolares, móveis...) e descrever o que ele representa, como ele se sente, qual sua finalidade, etc.;
Imaginar e escrever sobre:
 Como as pessoas viveriam em casas só de vidro?
 Como seria o mundo se todas as coisas fossem vermelhas?
 O que aconteceria se as bicicletas fossem os únicos veículos de uma cidade?
 Como seria o mundo se os pássaros vivessem só em gaiolas?
 Se pudesse morar na lua ou em marte? Qual desses lugares escolheria? Quando
mudaria para lá? O que e quem levaria?

- Solicitar aos alunos:
 Criar um personagem fundamentado no real ou na fantasia. A professora dá o
roteiro conforme achar conveniente.
a) Exemplo de roteiro:
Peso e altura:
Cor da pele e dos olhos:
Idade:
Local onde mora (cidade, campo, praia):
Companheiros:
Profissão:
De que mais gosta:
De que menos gosta:
Está longe ou perto:
Qual seu objetivo:
Como se comporta diante da chegada de uma pessoa:
. A partir do roteiro, o aluno poderá desenhar o personagem e, usando o código verbal escrito, criar um texto.
. Organizar por escrito uma festa de aniversário

Imaginar e escrever um diálogo entre:
- Duas pessoas
- O rio e um barco
- Uma porta e uma janela
- O lápis e o caderno
- A mãe e o filho
- A professora e o aluno
- A chuva e o vento
- A lua e a noite
- O sol e o dia
- O sorriso e a lágrima

Informação para o professor: Antes de sugerir que o aluno escreva um diálogo o professor  deve ter o cuidado de apresentar situações orais e leitura de diálogos para exploração do  assunto, pontuação, con-ceito. Deve ainda, coletivamente, criar diálogos escritos.
. PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO ORIGINAL E FLUENTE:
Peça a seus alunos para:
- Completar frases,oralmente, relacionando a qualidade ao nome.
Exemplo: (A primeira frase já está completa)
 Ligeiro como um coelho.
 Ensolarado como_________________.
 Brilhante como___________________.
 Feliz como______________________.
 Alto como_______________________.
 Baixo como_____________________.
 Macio como_____________________.
 Barulhento como_________________.
 Silencioso como__________________ .

- Narre acontecimentos para seus alunos solicitando que eles se imaginem como sendo girassol, estrela, nuvem, coelho, árvore, carro, computador, telefone, etc.
Exemplo: Você é uma flor. De que cor você é? Por qual nome você é conhecida? De onde veio? Quem te colocou onde você se encontra? Você é feliz? Sim?, Não? Por que? Fale sobre o lugar onde você está (Num jardim, numa floricultura, nas mãos de alguém, num vaso, desenhada em uma folha de caderno?)
PARA DESENVOLVER A COMPLEXIDADE E ELABORAÇÃO DE IDÉIAS:
Para desenvolver a complexidade e a elaboração de idéias é necessário que o aluno adquira a habilidade de pesquisa, e as atividades, a seguir, poderão ajudar.
      - Jornal falado: Peça a seus alunos para ouvir um noticiário da rádio ou da televisão, escolher as noticias que achar mais interessantes, escreve-las e escolher uma forma interessante para  apresentá-la aos colegas, como um locutor.
- Entrevista: Escolher uma pessoa e entrevistá-la.
Exemplos: - Entrevistar a mamãe, o papai ou os avós sobre os costumes deles em anos anteriores, o aspecto da cidade, os recursos de comunicação e produzir um texto com as informações coletadas.  
- Entrevistar o Diretor da escola, o Supervisor, um Professor, outros funcionários ou os colegas sobre sua o-
pinião a respeito de determinado assunto.


. PARA DESENVOLVER A OBSERVAÇÃO:
Pedir aos alunos para:
- Olhar para a sala, observando e procurando descobrir um detalhe antes não percebido e
escrever sobre ele;
      - Olhar para as mãos, explora-la (aberta, fechada, palma, dedos, articulações,unhas) e procurar descobrir aspectos antes ignorados. Escrever sobre o aspecto descoberto, senão encontrar nenhum aspecto novo, fazer uma narrativa da atividade de observação.
- Observe sua rua depois de uma chuva. Como ela fica? Escreva sobre o que observou.

. PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE:
Para desenvolver a criatividade o professor poderá fazer uso de alguns jogos como os
apresentados abaixo
- Escrever frases só com palavras começadas com a letra “B”;
     - Escrever o maior número de frases com 7 palavras apresentadas, sem acrescentar palavras novas. O tempo para formar as frases deve ser marcado pelo professor.As frases formadas devem ter sentido;
Muitas outras atividades com textos diversos como: poemas, narrativas, textos científicos, receitas, notícias de jornais e revistas, panfletos, anúncios são possíveis de ser desenvolvidas com seus alunos. Coloque sua criatividade em prática e verá como é fácil trabalhar leitura e produção de texto com seus alunos.
Rozalina

Fonte de pesquisa: www.scribd.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário