HIPÓTESE PRÉ -SILÁBICA
ATIVIDADES:
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar,reconhcer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos,utilizá-lo em jogos, bilhetes etc;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Frequentar a biblioteca, banca de jornais etc;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Aumentar o repertório de letras;
- Leitura de nomes das crianças da classe, quando isto for significativo;
- Comparar e relacionar palavras;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
- Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas,etc;
- Atividade em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
- Escritas de listas em que isto tenha significado: Listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário,etc;
- Todas as atividades do nível anterior;
- Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
- Escrever pequenos textos memorizados: ( parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
- Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo: c_ m_ l_ ou _ a _e_o;
- Relacionar personagens a partir do nome escrito;
- Relacionar figuras às palavras, através do reconhecimento da letra inicial,
- Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
- Leitura de textos conhecidos;
- Relacionar textos memorizados com sua grafia;
- Cruzadinha;
- Caça-palavras
- Completar lacunas em textos e palavras;
- Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
- Evidenciar rimas entre as palavras;
- Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
- Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
- Colocar letras em ordem alfabética;
- Contar a quantidade de palavras de uma frase;
- As mesmas do nível anterior;
- Separar as palavras de um texto memorizado;
- Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome da GABRIELA para escrever garota, gaveta...;
- Ditado de palavras conhecidas;
- Produzir pequenos textos;
- Reescrever histórias;
- Todas as anteriores;
- Leituras diversas;
- Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
- Atividades a partir de um texto; leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
- Jogos diversos com bingo de letras e palavras, forca...
Nenhum comentário:
Postar um comentário