FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


quinta-feira, 7 de abril de 2011

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA - ATIVIDADES

Dando continuidade ao nosso estudo sobre psicogênese da língua escrita, seguem algumas atividades favoráveis às seguintes hipóteses:

HIPÓTESE PRÉ -SILÁBICA

ATIVIDADES:
  •  Desenhar e escrever o que desenhou;
  • Usar,reconhcer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos,utilizá-lo em jogos, bilhetes etc;
  • Ter contato com diferentes portadores de textos;
  • Frequentar a biblioteca, banca de jornais etc;
  • Conversar sobre a função da escrita;
  • Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
  • Bingo de letras;
  • Produção oral de histórias;
  • Escrita espontânea;
  • Textos coletivos tendo o professor como escriba;
  • Aumentar o repertório de letras;
  • Leitura de nomes das crianças da classe, quando isto for significativo;
  • Comparar e relacionar palavras;
  • Produzir textos de forma não convencional;
  • Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
  • Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas,etc;
  • Atividade em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
  • Escritas de listas em  que isto tenha significado: Listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário,etc;
HIPÓTESE SILÁBICA 
  • Todas as atividades do nível anterior;
  • Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
  • Escrever pequenos textos memorizados: ( parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
  • Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo:  c_ m_  l_  ou  _ a _e_o;
  • Relacionar personagens a partir do nome escrito;
  • Relacionar figuras às palavras, através do reconhecimento da letra inicial,
  • Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
  • Leitura de textos conhecidos;
  • Relacionar textos memorizados com sua grafia;
  • Cruzadinha;
  • Caça-palavras
  • Completar lacunas em textos e palavras;
  • Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
  • Evidenciar rimas entre as palavras;
  • Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
  • Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
  • Colocar letras em ordem alfabética;
  • Contar a quantidade de palavras de uma frase;
SILÁBICO ALFABÉTICO 
  • As mesmas do nível anterior;
  • Separar as palavras de um texto memorizado;
  • Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome da GABRIELA para escrever garota, gaveta...;
  • Ditado de palavras conhecidas;
  • Produzir pequenos textos;
  • Reescrever histórias;
ALFABÉTICO
  • Todas as anteriores;
  • Leituras diversas;
  • Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
  • Atividades a partir de um texto; leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
  • Jogos diversos com bingo de letras e palavras, forca...















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário