FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dia da Democracia - 25 de Outubro









Tentei pesquisar em vários sites sobre a razão da escolha da data, mas não encontrei resposta. Muitos dos resultados da busca identificavam o dia da democracia com o dia das eleições. "É certo que ainda não construímos a Democracia brasileira. É certo que Democracia não é só votar, mas é muito mais (...) Talvez em nenhum país do mundo a Democracia, no nível político, tenha alcançado tão alto grau de prática efetiva como no Brasil contemporâneo. Há um abismo entre a democracia política que conquistamos e a democracia social, econômica e educacional, ainda tão distante".
Neste dia em que comemoramos o DIA DA DEMOCRACIA, me pergunto se de fato estamos vivendo numa democracia. Para tirar essa dúvida recorri a um dos livros que utilizo nos cursos sobre a prática da cidadania, que traz o seguinte texto: "Democracia é a forma de governo em que o poder emana do povo, por meio do voto secreto, para a escolha de seus governantes". No regime democrático, os representantes populares, deputados e senadores congressistas votam as leis que devem proteger com eqüidade todos os segmentos da sociedade sempre de acordo com a Carta Magna, cujo texto é respeitado ao pé da letra nos seus fundamentos. A verdadeira democracia depende da educação dos cidadãos, nela vigoram a liberdade individual, a inviolabilidade do lar, a liberdade de imprensa e sindical a preservação dos direitos humanos. "Na verdadeira Democracia, os direitos individuais deveriam ser garantidos por governos preocupados na promoção da sociedade." Apenas no dia em que os cidadãos tiverem consciência de que são mais importantes do qualquer burocrata ou político, é que poderão implantar o verdadeiro regime democrático. "Até lá, serão apenas administrados".
Para complementar fui buscar um artigo na Constituição Federal: Art.1º-A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direitos e tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; e a dignidade da pessoa humana. Num país em que temos milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Se o povo não tem um mínimo de saúde, comida, vestuário, moradia, transporte, educação e dignidade como falar em democracia, o que podemos falar é de arremedo de democracia. Numa frase famosa, democracia é o "governo do povo, pelo povo e para o povo".
A democracia até hoje está inatingível. "Um povo que não dispõe das condições básicas para uma vida digna não estará em condição de exercer a soberania que, segundo a democracia é o seu papel".


Este ARTIGO foi retirado do JORNAL DE DEBATES (OUTUBRO/2007) e serve para uma reflexão profunda sobre cidadania. Leia com atenção e transforme-o em uma dinâmica com seus alunos. VAMOS EXERCER A CIDADANIA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário