TEXTO EM TIRAS
a) Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em uma tira;
b) Divida a turma em grupos;
c) Distribua uma ou mais tiras para cada elemento do grupo, de forma desordenada e peça para que o grupo reconstrua no chão, de preferência no corredor ou pátio da escola. Essa atividade é sóciointerativa e promove a participação de todos na organização do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de aprendizagem.
HORÓSCOPO
Quem não gosta de dar uma espiadinha no seu horóscopo de vez em quando, que atire a primeira pedra.
a) Selecione do jornal os horóscopos de todos os signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai perceber;
b) Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento em cada signo;
c) Tire cópia xerox e dê para cada dupla recompor os textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando quem acredita em horóscopo; quando costuma lê-lo; se alguma vez já deu certo a previsão feita pelo horocopista...
ANEDOTAS
Selecione algumas piadas de salão , em duas colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na outra - de forma desencontrada - o final das piadas. Os alunos deverão ler e combinar os textos humorísticos. Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas e encenarem as piadas para a turma.
TIRAS EM QUADRINHOS
a) Recorte algumas tiras de histórias em quadrinhos;
b) Cole-as em uma folha com as partes desencontradas;
c) Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de forma apropriada.
OUTRA COM TIRAS
a) Recorte novas tiras de histórias em quadrinhos e cole em uma folha, porém em ordem certa;
b) Com o corretivo, apague as falas;
c) Peça que os alunos completem da melhor maneira possível de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá ser feito em duplas.
ACHE A FOTO DA NOTÍCIA
a) Recorte várias notícias com fotos do jornal. Elimine as legendas;
b) Separe as fotos, das notícias;
c) Desafie o grupo a encontrar o par (notícia + foto).
A NOTÍCIA COMPLETA
a) Recorte várias notícias de jornal que tenham as tres partes fundamentais: título/manchete, corpo e foto com legenda;
b) Desmembre as notícias, recortando as partes de cada uma;
c) Embaralhe tudinho e peça ao grupo para reorganizá-las novamente.
TEXTO QUEBRA-CABEÇAS
a) Recorte alguns textos (tantos quantos forem os grupos com os quais você irá trabalhar). Os textos poderão ser coloridos para motivá-los;
b) Faça marcações de forma desorganizada nos textos (tal qual nos quebra-cabeças) e recorte-os;
c) Ofereça-os aos grupos para que os montem novamente. Você poderá ter em mãos algumas perguntas de
interpretação para que o grupo responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder corretamente a todas as perguntas será o vencedor.
CHARGES
Ler charges de jornal é uma forma divertida de se manter atualizado.
a) Recorte as charges que encontrar pelos jornais;
b) Distribua-as para os grupos e peça para fazerem a leitura do momento, discutindo o acontecimento que está
sendo abordado, além de tentar identificar as pessoas que estão sendo focalizadas;
c) Troque com os outros grupos de forma que todos possam fazer as várias leituras;
d) Compare as diferenças que forem surgindo.
LENDO FIGURAS
a) Selecione figuras - pode ser de jornal, também - que apresentem uma situação possível de se criar um enredo. Explique que uma boa história deve, necessariamente, ter um conflito, senão não é uma história;
b) Peça para que cada um faça a sua leitura do texto, silenciosamente;
c) Solicite que, nesse segundo momento, contem para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que imaginaram para aquela figura. É importante que cada um fale; não ligue se gerar tumulto na sala
de aula, já que isso "faz parte"...
Ótimas atividades, vou usá-las. Um super beijo!!!
ResponderExcluir