FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


segunda-feira, 20 de junho de 2011

SUGESTÕES PARA PREENCHIMENTO DE RELATÓRIOS

É importante considerar na construção do relatório individual das crianças os seguintes critérios:
1 – A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não os fracassos dos alunos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu, nunca utilizar termos pejorativos.
2 – Valorizar e registrar o desenvolvimento socioafetivo com: participação, solidariedade, posicionamento diante das rodas de conversa, etc;
3 – Registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos na sala;
4 – Deve-se proceder a relação com o registro anterior, ou seja, dar uma continuidade ao texto valorizando o que o aluno aprendeu;
5 – Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações, produzindo um texto narrativo e não em tópicos.

Sugestões para iniciar relatórios:
1 – Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno....
2 - O aluno consegue identificar as letras do alfabeto”... (colocar quais letras conseguiu identificar);
3 - No campo “Interação Social” – O aluno está desenvolvendo habilidade de argumentação, mostra-se participativo...
4 – De acordo com as observações do bimestre anterior, as dificuldades apresentadas em... foram corrigidas (totalmente ou parcialmente)
5 - Sua participação no(s) projeto(s) deste bimestre foi....”
6 – Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
7 – A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
8 – Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
OBS – Os aspectos observados podem ser os mesmos, mas cada aluno tem um traço marcante que faz o relatório dele ser único.

Sugestões de possíveis abordagens para registro do desenvolvimento cognitivo:
1 – O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e da escrita;
2 – O aluno está desenolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
3 - Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
4 – Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura (citar quais dificuldades na leitura (citar quais dificuldades) contudo, com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes em...
5 – Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo relações com a realidade;
6 – Lê e interpreta os textos trabalhados em aula, sem maiores dificuldades;
7 – Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;
8 – Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos;
9 - Produz frases e pequenos textos com criatividade entendimento;
10-Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas (citar com ou sem autonomia);
11- O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas de (citar quais);
12- Realiza cálculos simples de adição e subtração;
13- Realiza cálculos com auxílio de material concreto;
14- É curioso, questiona e busca informações sobre (especificar);
15- Traz para a classe, informações de fontes diversas como: rádio, tv, jornais e etc;
16- Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente;
17- Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta;
18- Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente;
19- Nas atividades orais demonstra desenvoltura (ou inibição) ;
20- Ocasionalmente troca letras;
21- Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
22- Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
23- Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudoletras e outros símbolos (para os pré-silábicos);
24- Lê com fluência vários tipos de textos (informativos, poemas, instrucionais,etc), interpretando-os;
25- Produz textos escritos (identificar quais gêneros textuais são estes) com clareza, coerência e coesão;
26- Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
27- Apresenta dificuldades ortográficas (citar quais se destacam. Lembre-se que só se deve cobrar o que foi trabalhado com a turma);
28- Identifica e escreve seu nome completo (com ou sem o apoio do crachá);
29- Ainda não faz relação entre o que fala e escreve;
30- Lê escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções hipóteses que possui no momento (é importante registrar em que hipótese se apresenta a escrita da criança, procurando deixar claro para o leitor, como s dá essa hipótese);
31- Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons, movimentos e palavras;
32- Distingue a língua escrita da língua oral;
33- Demonstra compreensão do sistema alfabético;
34- Produz frases com lógica;
35- Produz pequenos textos ainda sem preocupação com as questões ortográficas (ou uso da pontuação, uso do parágrafo, letra maiúscula e minúscula, etc);
36- Distingue letras na linguagem oral e escrita;
37- Já sabe que as letras são para escrever, porém ainda não sabe como isso se processa.

Sugestões de possíveis abordagens para registro da participação – convívio social:
1 – Participa com interesse e produtividade;
2 – Boa participação nas atividades realizadas em sala;
3 – Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe;
4 – Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes;
5 – É criativo e comunicativo;
6 – Coopera com os colegas e a professora;
7 – O aluno demonstra interesse nas atividades propostas (As realiza com autonomia? Necessita da intervenção da professora ou dos colegas?):
8 – Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, notícias entre outros;
9 – Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados;
10- É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas;
11- Aceita sugestões da professora e dos colegas;
12- Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade;
13-Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
14- Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
15-Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
16- Colabora na construção de regras;
17- Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
18- Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
19- Reconhece as relações entre fala e escrita;
20- Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
21- Ouve histórias e comentários valorizando impressões afetivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário